Vida nos Estados Unidos – Moradia e Choque Cultural

NYC_sunshine

Vista da minha rua

Ah! O tempo passa rápido! Já fazem dois anos que me mudei para os Estados Unidos. O processo de adaptação veio juntamente com os choques culturais. E o primeiro foi a busca do novo lar. Parece simples, não é? Mas não foi.

Escolhemos morar no estado de New Jersey em cidades que seriam de fácil acesso à Manhattan-NYC. Em New Jersey as casas são maiores, mais acessíveis financeiramente e produtos brasileiros são de fácil acesso. Churrasco, coxinha e guaraná são itens importantes a serem considerados. xD

Depois de visitar várias e várias casas, logo percebi que não encontraria uma novinha em folha como as que morei no Brasil. Paredes bem pintadas, cozinha bonita e banheiro novo não eram mais itens de diferenciação. Como a mão de obra nos EUA é cara, normalmente são os próprios morados que pintam suas casas. Trocar o piso do banheiro ou fazer armários novos, só porque os atuais são de mil e oitocentos e bolinha, não possuem importância alguma por aqui. (Nota: estou me baseando no orçamento de uma família comum de classe média)

Porta_casa

Foi então que descobri que o importante são as coisas que não vemos. Tive que prestar atenção em detalhes que nunca foram importantes no Brasil. Detalhes como: parada de ônibus próxima – por conta dos dias de neve; janelas que com boa vedação e um bom sistema de aquecimento. Estes são os itens importantes do check list, que eu como brasileira nunca pensei em me preocupar. 

Uma europeia uma vez nós disse que o importante é a história que a casa tem para contar!  Hoje eu adoro a casa que escolhemos para morar, mesmo ela sendo velha e cheia de “pequenas manias”. No começo, não foi paixão à primeira vista. Hoje, ela aumenta minha criatividade, tivemos que pensar em várias formas para deixa-lá mais bonita e aconchegante.

Farei um post para mostrar detalhes de como nós deixamos nossa “velha” casa em um lugar que eu adoro e admiro.

Lud_em_casa

Bjus, bjus.